segunda-feira, 6 de junho de 2011

Mobilização nacional em defesa das sete lideranças bahá'ís presas no Irã.





Salvador, 05 de junho de 2011.

Transmitido eletronicamente

Aos Amigos Bahá’ís de Salvador


           
 Queridos amigos baháís,

             
Como já vem sendo divulgado, a Assembleia Espiritual Nacional, através da Secretaria Nacional de Ações coma Sociedade e o Governo – SASG está planejando uma grande mobilização nacional em defesa das sete lideranças bahá'ís presas no Irã.

O evento, marcado para o dia 19 de junho de 2011 (um domingo), tem o objetivo de reunir um grande número de pessoas em torno das sete lideranças bahá'ís presas no Irã num movimento único na história da Fé Bahá'í no Brasil. Será uma oportunidade ímpar para que bahá'ís e seus amigos e amigas possam se unir em prol de uma causa humanitária de extrema relevância – a liberdade religiosa e a eliminação de todos os tipos de preconceitos.

Para tanto, serão colocadas nas areias da Praia de Copacabana (RJ) 7.747 máscaras com os rostos dos sete bahá'ís - Mahvash Sabet, Fariba Kamalabadi, Jamaloddin Khanjani, Afif Naeimi, Saeid Rezaie, Behrouz Tavakkoli e Vahid Tizfahm. Este número representa a soma de dias que cada um destes indivíduos terão passado presos desde 2008 até o dia do evento.

Apesar de tratar de um tema extremamente denso e sombrio quanto à prisão dessas lideranças religiosas em seu país, o clima será de celebração da diversidade, da liberdade e do entendimento entre os diferentes credos, raças e gêneros. Haverá no local um trio elétrico que, para além dar voz aos movimentos pela liberdade e pelos direitos humanos, será o palco para diversas apresentações musicais.
Já temos confirmados o grupo Afoxé Filhos de Ghandi (RJ) e a banda Projeto Mundo Sônico (DF); contatos com outras atrações estão em andamento, buscando fazer deste um momento realmente rico em diversidade e altamente envolvente para todas as pessoas que fizerem parte.

Encorajamos os amigos a fazer contato com outros artistas do ramo da música que possam se interessar em participar de maneira gratuita, lembrando-se de avisar a SASG acerca desta disponibilidade para que o espaço e a logística possam ser providenciados.
Para garantir o sucesso desta empreitada, fomos solicitados de divulgar entre os bahá'ís as informações sobre a mobilização, estimulando especialmente a participação dos jovens.

Algumas comunidades estão organizando caravanas a fim de garantir que pessoas da maior quantidade possível de localidades participem do evento – sejam membros da comunidade bahá'í ou outros indivíduos (amigos, colegas, familiares) que se identificam com esta nobre Causa. É importante considerar que a semana seguinte contará com a realização de várias Conferências Regionais de Unidade, e bahá'ís que tenham que optar entre um evento ou outro deverão ser orientados a priorizar as Conferências Regionais.

A logística de colocação das máscaras e distribuição de materiais exigirá um grande empenho por parte de voluntários. Caso haja disponibilidade de amigos e amigas de todos os estados envolvidos em participar desta tarefa de preparação, que terá início na madrugada do dia 18 de junho, pedimos que seus nomes e contatos fossem-nos comunicados o quanto antes.

Lembramos ainda que há uma página no Facebook que está sendo constantemente atualizada com informações sobre a programação – acessem, por favor: http://www.facebook.com/pages/Libertem-os-7-Bah%C3%A1%C3%ADs-Presos-no-Ir%C3%A3/225208697489135
Gostaremos ainda estimular os amigos em nossa comunidade a curtir esta página no Facebook, aumentando sua visibilidade e promovendo uma maior capilarização das informações acerca do evento.

Estamos certos de que as bênçãos divinas se derramarão sobre todas as almas que estão se mobilizando para fazer deste evento um exemplo do grau de envolvimento que os bahá'ís devem ter com os assuntos da sociedade, e reafirmamos a dedicação de orações especiais para fortalecê-los nessa empreitada.

 Com amorosas saudações bahá'ís,

Departamento de Secretariado

da Assembleia Espiritual Local de Salvador


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário