sexta-feira, 17 de junho de 2011

orientações úteis para Leitura em público

Leitura em público ? orientações úteis

11/9/2007 15:13:50
A Fé Bahá'í é uma religião participativa; assim, constantemente aparece a oportunidade de efetuarmos leituras em público, quer sejam orações, cartas, noticiosos ou trechos das escrituras.

Apesar da não parecer, a leitura em público é uma das formas mais difíceis de comunicação. É raro encontrar alguém que saiba ler em público de maneira correta, eficiente e que transmita com clareza a mensagem do texto.

Segue abaixo algumas dicas importantes para leitura em público. Essas orientações foram baseadas no trabalho do Dr. Reinaldo Polito, mestre em ciências da comunicação, palestrante e professor de expressão verbal.


1) Leia com antecedência o texto para compreendê-lo. A sua compreensão do texto é indispensável, para que possa transmiti-lo aos ouvintes de modo compreensível.

2) Calibre a altura da voz para o ouvinte mais distante.

3) Olhe para os ouvintes no decorrer da leitura.
Tenha em mente, que a mensagem deve ser transmitida para os ouvintes. Por isso, não fique olhando para o texto o tempo todo. Durante as pausas prolongadas e nos finais de frases, olhe para os ouvintes e demonstre, com essa atitude, que as informações estão sendo transmitidas para eles.
Cuidado também para não olhar sempre para as mesmas pessoas. Distribua a comunicação visual olhando ora para um lado, ora para outro. Assim, todos se sentirão incluídos no ambiente.
Uma boa dica para você não se perder, enquanto olha para os ouvintes, é marcar a linha de leitura com o dedo, pois, ao voltar para o texto, saberá exatamente onde parou.
No caso específico das orações bahá'ís ou escrituras sagradas, substitua o fato de olhar para os ouvintes, por uma atitude de fechar os olhos e concentrar-se pessoalmente no texto; você próprio passa a aproveitar melhor da leitura e, conseqüentemente, forma-se um ambiente coletivo mais espiritual. Entretanto, mesmo de olhos fechados, não se esqueça de levantar ligeiramente a cabeça a fim de projetar melhor a sua voz.

4) Mantenha o papel na altura correta.
Se você deixar o papel muito baixo, terá dificuldade para enxergar o texto. Se, entretanto, deixar muito alto, esconderá seu rosto da platéia. Por isso, procure deixar a folha na parte superior do peito, para ler com mais facilidade e não se esconder do público.
Considere também que, se o papel estiver muito baixo, você terá que abaixar muito a cabeça para ler. Deixando a folha na parte superior do peito, bastará levantar um pouco a cabeça para tirar os olhos do texto e já estará mantendo a comunicação visual com os ouvintes.

5) Faça poucos gestos
A gesticulação deve ser moderada, exceto nos casos em que a mensagem exigir expressão corporal mais ativa, como nas circunstâncias de grande emoção.
É melhor que você faça poucos gestos, que destaquem as informações mais relevantes com convicção e firmeza.
Entretanto, a correta entonação é mais importante que a gesticulação; e essa entonação só será possível, se você tiver lido e entendido o texto com antecedência, conforme sugerido no item (1) acima. A falta dos gestos não trará tanto prejuízo ao resultado da apresentação; se você for inexperiente e encontrar dificuldade para gesticular, será melhor que não gesticule. Fique o tempo todo segurando a folha com as duas mãos.

6) Treine
Proponha-se a treinar leitura em casa, em frente a um espelho, pois saiba que gestos harmoniosos, coerentes e expressivos serão importantes para tornar a leitura ainda mais eficiente e agradável aos ouvintes e para você mesmo. No treinamento, dê atenção especial às pausas expressivas, à comunicação visual e aos gestos.

7) Faça marcações
Pequenas marcações no texto podem facilitar a interpretação da mensagem. Use, por exemplo, traços verticais antes das palavras para indicar o momento de fazer pausas mais expressivas; e traços horizontais embaixo das palavras que mereçam maior destaque.
Observe que essas marcações não coincidirão necessariamente com a pontuação gramatical. Por exemplo, nessa frase que você acabou de ler, se você fizesse uma pausa depois da palavra "marcações", poderia dar mais expressividade à leitura.

8) Para evitar o tremor
Até oradores muito experientes chegam a tremer quando precisam ler diante do público. Isto é normal. Apenas apóie em algum lugar, ou no seu próprio corpo, o braço (ou a mão) que está segurando o escrito; e relaxe.

Se você for redigir o texto a ser lido, seguem algumas dicas importantes:

1) Para facilitar a identificação de cifras, misture números com palavras. Por exemplo, fica mais fácil ler 38 milhões, do que 38.000.000, ou trinta e oito milhões.

2) Encerre sempre a página com ponto final. Frases incompletas no final da página obrigarão o leitor a se apressar na busca do complemento da informação na página seguinte.

3) Numere as folhas com números bem visíveis.

4) Deixe as folhas soltas, sem clipes ou grampos.

5) Use um corpo de letra de formatação fácil como Arial ou Times New Roman, tamanho 14, mesmo que para isso seja obrigado a usar mais folhas.

6) A tipologia minúscula de letras possui desenhos mais fáceis de ler do que a maiúscula. Por isso, use corpo de letra grande com tipologia minúscula.

7) Procure usar apenas os dois terços superiores da página, deixando o terço inferior em branco. Esse cuidado permitirá ao leitor, não abaixar a cabeça e, assim, manter um contato visual mais tranqüilo e suave, já que para ver as pessoas bastará apenas levantar os olhos, sem movimentar muito a cabeça.

Fonte: Texto de Mostafa (Vafa) Bartar

Nenhum comentário:

Postar um comentário