terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Carta AEL SSA - Oportunidades de Conversa Significativa


Salvador, 07 de fevereiro de 2012.

Aos  Bahá’ís de Salvador
Querido(a)s amigo(a)s,
A Bahia está neste momento no olho do furação e da atenção da mídia nacional devido à greve dos policiais civis e militares, num movimento que abrange todo o nosso Estado e com reflexos em outras regiões do país. Graves injustiças e desafios permeiam todos os setores do país, gerando um clima de insegurança dentre a população. É uma situação que expõe, de muitas maneiras, as repetidas crises tão claramente indicadas nos Escritos de nossa Fé e que estão relacionadas, em última instância, ao processo do advento da Justiça Divina. Outras crises – sejam ambientais, políticas e ou econômicas – estão também soprando sobre outras terras e regiões.
O que aqui quereremos recordar aos amigos bahá’ís é que momentos de maior turbulência como esses são propícios para algumas ações visando aplacar a fúria desses ventos devastadores: a) orações pela proteção da população; b) orações pelo uso do bom-senso de parte das autoridades e governantes; orações pelos envolvidos diretamente nos conflitos; b) Que evitem cuidadosamente em suas conversações seja com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou em comunicações eletrônicas (email, tweeter, facebook, etc), a fazer comentários com cunho político-partidário. Ao invés disso, aproveitem estas mesmas oportunidades para a prática de introduzir conversações significativas e distintivas de modo a assinalar a visão da Fé e que apontem para a necessidade de uma transformação individual e coletiva, tal como aquelas descritas no Livro Ruhi 6 e cuja capacidade tem sido adquirida pelos amigos, devendo agora apenas ser posta em prática.
Não podemos nos esquecer que “Os ventos do desespero”, tal como escreveu Bahá’u’lláh, “estão, lastimavelmente, soprando em todas as direções, e a luta que divide e aflige a raça humana aumenta dia a dia. Os sinais de caos e convulsões iminentes podem atualmente ser discernidos...”. “Os males “ – profetizou ‘Abdu’l-Bahá – “dos quais o mundo presentemente padece, multiplicarão; o negrume que o envolve tornar-se-á mais profundo....”; tudo isso como preparação para o Advento da Justiça Divina.
O amado Guardião, Shoghi Effendi, descreveu de forma gráfica os dois processos atualmente em andamento no mundo – desintegração e integração --, sendo um relacionado ao Plano Maior de Deus, o qual está relacionado à desintegração da velha ordem e, o de integração, o Plano Menor de Deus, relacionado com a construção da Nova Ordem Mundial e diretamente relacionado com o trabalho desenvolvido pela comunidade bahá’í através do mundo. Oportuno aqui também recordar o que a Casa de Justiça escreveu no Ridvan de 155 (ano 1998):
“Algumas vezes parece que a operação do Plano Maior causa um estrago no trabalho do Plano Menor, mas os amigos têm todas as razões para se manterem imperturbáveis. Pois reconhecem a causa da repetida turbulência em ação no mundo, e, nas palavras de nosso Guardião, "reconhecem sua necessidade, observam confiantemente seus processos misteriosos, oram ardentemente pela diminuição de sua severidade, trabalham inteligentemente para aplacar sua fúria, e prevêem, com uma visão muito clara, a consumação dos temores e das esperanças que ela necessariamente engendra."”
O caos aparente está gerando, entretanto, uma fome e sede de espiritualidade, a qual é “...caracterizada por um desassossego, uma crescente insatisfação quanto à condição moral da sociedade”. As oportunidades que a interação dos dois processos divinamente impulsionados e ora em ação no mundo nos oferecem são únicos, pois nos dá a oportunidade para “...apresentarmos a Mensagem de Bahá'u'lláh a almas buscadoras e criam uma condição dinâmica para o bahá'í que ensina.”
Enquanto seguimos avante com a implementação das disposições do Plano de Cinco Anos, com a multiplicação de atividades centrais em agrupamento após agrupamento e em suas vizinhanças, orientamos o(a)s amigo(a)s que tenham em mente, de modo claro, a grandiosidade do trabalho que estamos realizando, pois a religião exerce uma influência curadora nos afazeres humanos e é indispensável no estabelecimento da ordem social, além de seus efeitos diretos sobre as leis da moralidade.
            Referindo-se ao eclipse ou à corrupção da religião, Bahá’u’lláh escreveu: "Se a lâmpada da religião for obscurecida, reinarão o caos e a confusão, e as luzes da equidade, da justiça, da tranquilidade e da paz deixarão de brilhar". E enumerando as consequências disso, as escrituras Bahá’ís destacam o fato de que, "nestas circunstâncias, a perversão da natureza humana, a degradação do comportamento humano, a corrupção e a dissolução das suas instituições revelam-se em seus aspectos mais repugnantes e revoltantes. O caráter humano é aviltado, a confiança é abalada, os nervos da disciplina são relaxados, a voz da consciência humana é silenciada, o sentido da decência e da vergonha é velado, os conceitos do dever, da solidariedade, da reciprocidade e da lealdade são distorcidos, e os próprios sentimentos de paz, alegria e esperança extinguem-se gradualmente.”
   Que nos mantenhamos firmes e vigilantes em orações e na ação prática através de conversações significativas com familiares, vizinhos, amigos e colegas de trabalho e na promoção das atividades centrais. Seguir avante com os processos do Plano de Cinco Anos [2011-2016], confiantes na proteção e confirmação da Abençoada Beleza é a única garantia de atravessarmos esse mar tempestuoso.
   Recordamos aos amigos que justamente tivemos no ultimo domingo (05.02) a nossa reunião de reflexão e que as próximas duas semanas devem ser de intensa atividade de ensino e as oportunidades já estão à nossa porta!
               Que as bênçãos do Todo Poderoso possam envolver a cada um e suas famílias e estejam assegurados de nossas orações para que a proteção divina envolva a todos.
              
Assembléia Espiritual Local dos Bahá’ís de Salvador, Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário