segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Novo Encontro de Homens e de Mulheres no Agrupamento Cidade da Bahia - 26.02.2012



Em continuidade às consultas e reflexões sobre o papel do homem bahá’í na promoção do princípio da igualdade entre os sexos, assim como no continuo aperfeiçoamento do ambiente familiar, um novo encontro foi realizado na Bahia. Desta vez, entretanto, a reunião foi mista, incluindo-se também a participação das mulheres e teve como tema central “A família”.
O objetivo da reflexão, que contou com cerca de 40 amigos (homens e mulheres e pré-jovens) teve como objetivo principal a reflexão  sobre a natureza da família como um espaço social significativo em que as capacidades necessárias para o serviço à humanidade deve ser postas em prática. Questões específicas fora igualmente tratadas ao reconhecer que o modelo atual social de famílias está fortemente desgastado e é tido como “espaço ditatorial, no qual um ou dois adultos dominam a vida dos demais membros, ou como uma unidade que une seus membros em absoluta fidelidade apenas para a exploração dos que estão do lado externo”, o que torna o atual modelo de família totalmente inadequado à idade da época de maturidade de uma raça que se esforça para adentrar um novo período de desenvolvimento.
Um dos participantes, Carlos Leite, destacou que “a família é o espaço social no qual o individuo aprende valores positivos e desenvolve as capacidades de relacionar-se de modo saudável com outras pessoas, mas é também, infelizmente, o local onde se pode receber influencias negativas, tais como a tendência de ser injusto, de agir violentamente, de suprir os sentimentos de ternura, para ser preconceituosos, de dominar os demais e para ser um indivíduo egocêntrico”, numa mostra da amplitude das reflexões alcançadas.
Uma das mulheres e mãe de dois adolescentes, Sra. Chantal Muller, destacou que “devemos prestar atenção de não privilegiar os meninos e, sim dar mais atenção as meninas na educação; consultar mais regularmente no âmbito da família sobre estes temas; colocar em ação conjuntamente as idéias.” Ela sente que “os meninos precisam ter maiores responsabilidades no âmbito das tarefas domésticas e que temos ainda um caminho muito longo a percorrer”.
Gabriel Marques, outro participante, destacou ainda o ambiente saudável de alegria e de celebração que envolveu todos os participantes, afinal aproveitou-se para celebrarem o primeiro dia do Ayyám´-i-Há ou Dias Intercalares, período especial de hospitalidade, de regozijo e caridade. Cada participante foi encorajado a levar um presente ou alimentos não-perecíveis, os quais serão agora encaminhados a instituições de caridade no âmbito do agrupamento Cidade da Bahia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário