terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO OBRIGATÓRIA E DO JEJUM


Salvador, 14 de fevereiro de 2012.

Aos Bahá’ís de Salvador                           

Queridos amigo(a)s,
Rapidamente nos aproximamos agora do final do Ano Bahá’í. Estamos no mês de Mulk [Domínio] que é o 18º [décimo oitavo] e penúltimo mês de nosso calendário.  Logo mais, estaremos iniciando os Dias Intercalares, também conhecidos como os Ayyám-i-Há [os Dias do Há] -- dias especialmente dedicados à alegria, à visitas aos enfermos,  troca de presentes, dias especiais para a hospitalidade e generosidade -- e que antecedem ao sagrado mês do Jejum, o mês de Alá [Sublimidade] , antes de adentrarmos o Naw-Rúz [ o ano novo bahá’í].
O período de jejum [2 de março a 20 de março] se inicia com o término dos Dias Intercalares [26 de fevereiro a 01 de março] e finda com o Festival de Naw-Rúz [Ano novo Bahá’í].

Para os Ayyám-i-Há [ Dias Intercalares] os amigos são encorajados a trocar presentes, abrirem suas casas aos amigos, parentes e vizinhos; celebrarem alegre e especialmente a grande benção por havermos atingido o Dia de Deus, “o Dia em que Sua graça suprema se infundiu em todas as coisas criadas”! Quão gratos devemos ser à Abençoada Beleza por sermos testemunhas do advento de Sua Revelação – “o Dia que presenciou a vinda do Mais-Amado, Daquele que é aclamado, desde toda a eternidade, o Desejo do Mundo”. E tal como lemos e declaramos em nossas orações, devemos reconhecer e dar graças por havermos sido despertados e trazidos à verdadeira vida: “Com que língua Te posso expressar minha gratidão? De minha incúria, Tu me despertaste. Eu me afastara, mas, ajudado por Tua graça, volvi-me a Ti. Eu estava como morto; animaste-me com a água da vida. Do meu estado esmorecido, Tu me ressuscitaste com o fluxo divino de Tuas palavras emanadas da Pena do Todo-Misericordioso...”
Além das atividades e visitas pessoais que você e sua família estarão fazendo naquele período especial,  queremos convidá-lo para a reunião especial de estudos e confraternização sendo organizado para o domingo, dia 26 de fevereiro, a ocorrer na residência/sítio da família Muller [Chantal & Dietter], no Cassange, Estrada do Cia, e também para a Festa de Dezenove Dias do mês ‘Alá [Sublimidade], que marcará o início do sagrado mês do Jejum e que será celebrada de modo descentralizado, no dia 1º de março.
Quanto à atividade do domingo, dia 26, durante o período de os Ayyám-i-Há [Dias Intercalares], esta será uma atividade de lazer e estudo, iniciando-se as 09:00h da manhã. Para maiores informações entre em contato pelo telefone: (71) 4103.9990.
Quanto ao sagrado período do Jejum [2 a 20 de março] este é um tempo sumamente especial, no qual  “cada hora foi dotada de uma virtude especial” e “para cada alma foi designada uma porção dessa virtude”. O propósito do Jejum, explica Bahá’u’lláh é para que possamos purificar nossas almas e nos livrarmos de tudo, menos do apego a Deus, e para que assim surja de nossos corações o que seja digno da corte da majestade de Deus e seja adequado à sede da revelação da unidade de Deus.
Considerando ser este um tema central de nossas vidas neste mundo, estamos anexando para sua maior compreensão e estudo, uma compilação preparada pela amada Casa Universal de Justiça, intitulada “A importância da oração obrigatória e o Jejum”, para a qual pedimos sua leitura cuidadosa.
               Receba cada um de vocês as nossas mais carinhosas saudações,

               Assembléia Espiritual Local dos Bahá’ís de Salvador -Bahia



Nenhum comentário:

Postar um comentário