quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Campanha de visitas aos lares

Fazenda Coutos


Nosso primeiro dia de Campanha foi maravilhoso! No sábado tivemos todo um dia de estudo das guias, como preparação espiritual para o trabalho de visita aos lares.
O número de participantes era flutuante, isto é, começamos pela manhã com cerca de 9 pessoas (Miriã, Marcos Maciel, Bárbara, Alain, Andrews e Gabriel, Carlinhos, Jane e D. Alda, além de Aneri Santiago e esposo, José Antônio).
Tivemos oportunidade de rever textos sobre a marcha triunfante da Causa de Deus e seu processo de expansão através do mundo; ver como a Luz nascida na escuridão do Siyáh-Chál espalhando-se pouco a pouco agora está iluminando mais e mais lugares. Voltamos a analisar e pensar na atual série de Planos Globais empreendidos pela Casa de Justiça e a formação dos agrupamentos e como estamos agora buscando construir comunidades no âmbito de vizinhanças. Como fazer com que a Luz da Revelação de Bahá’u’lláh pode se fixar numa vizinhança através das atividades de ensino, conversação significativa e das atividades centrais e como o trabalho e esforços da presente Campanha de visita aos lares podem contribuir nesta direção de avançar o trabalho já existente, fortalecendo os amigos e expandindo as atividades.
Revisamos as listas de bahá’ís a serem visitados, mapas das ruas mais próximas ao Casarão, formulários de atualização de dados; aproveitamos ainda para preparar as pastas (folhetos de orações, álbum de ensino, etc).
No domingo, dia 15, começamos com 3 equipes (8 pessoas). Na parte da tarde, novos amigos se juntaram ao grupo. O resultado total foi:
Atualização de dados do SRP:
1. 17 atualizações de telefones, endereços, nomes, etc.
2. Visitas aos lares com atualização de 33 nomes e endereços de bahá’ís da antiga lista, que agora se incorporam ao SRP.
3. Novos amigos/contatos: 08
4. Novas declarações: 02


Algumas das histórias:
Ao visitar a casa de Jocélio, a jovem senhora à porta, nos informou que ele agora mora lá nas casinhas (conjunto habitacional que fica próximo). Perguntou do que se tratava e ao ser informada de que somos bahá’ís e que estávamos fazendo visita aos lares, ela disse que quando mais jovem participou algumas vezes das atividades, inclusive tendo ido na Sede que fica próximo ao aeroporto (Sede Regional Bahá’í).
Dissemos: “Que bom! Então, você já conhece algo da Fé!”. Ela sorriu e disse “sim, mas muito pouco”. Perguntamos se ela não gostaria de escutar e saber um pouco mais, ao que ela nos convidou para entrar em sua casa. Pediu, entretanto, alguns minutinhos para arrumar algo. Entrou rapidamente, ao que esperamos uns dois ou três minutos, antes que ela voltasse já de roupa trocada e nos convidou a entrar em sua casa.
Ao entrarmos em sua casa, logo nos deparamos com uma senhora de idade avançada sentada numa cadeira. Saudamos a senhora, estendendo-lhe a mão, ao que ela respondeu com muita dificuldade. Notamos que tinha as mãos tremulas e que apenas balbuciava as palavras. Jucimara, conhecida como ‘Dinha’, nos convidou a sentar e pediu mais dois ou três minutos, afim de que pudesse dar o almoço a sua avó, que agora completava 88 anos! Ao finalizar, sentou-se conosco e estava com rosto radiante aguardando alguma explicação adicional sobre a Fé.
Apresentamos-lhes o álbum, isto é, o discurso de Ana. Durante todo o tempo ela balançava a cabeça concordando com as idéias. Ela, na verdade, parecia já ser uma bahá’í de longo tempo, apenas aguardando a visita para a re-confirmação. Assinou alegremente seu cartão de declaração. Disse que tem uma filha de onze anos e, assim, encorajamos a ela para que leve a filha para conhecer um dos grupos de pré-jovens que está se iniciando no bairro, assim como que participe das atividades que ocorrem no Casarão, como é conhecida a Sede Bahá’í do bairro.
Foi realmente uma visita maravilhosa e ainda aproveitamos para atualizar os dados do irmão, Jocélio, ao qual faremos visita nos próximos dias!


A declaração de Andrews
Andrews tem 15 anos. Muitos de seus parentes são bahá’ís, mas ele ainda não tinha tido a oportunidade de saber mais sobre a Fé. Recentemente um de seus primos, Alain, se declarou e com grande entusiasmo se engajou no estudo da seqüência e tem participado e apoiado as atividades. Andrews veio ajudar na Campanha também! Logo após as orações e ele se declarou com sua tia, Miriã, uma das coordenadoras da campanha.
Na hora do almoço, tive a oportunidade de conversar um pouco mais com ele. Então, perguntei: há algum tema que você gostaria de conhecer mais, a respeito da Fé Bahá’í? Ele rapidamente disse: “Eu gostaria de saber as coisas que preciso fazer para ser um bom bahá’í?”
Conversamos, então, durante uns 40 minutos sobre as leis da oração, jejum e do esforço diário para progredir em todos os campos (estudos, aperfeiçoamento do caráter e desenvolvimento das virtudes), etc. Ele estava tão atento e seus olhos tão despertos e uma grande alegria estava estampada em seu rosto!


Sobre a Visita:


No domingo pela manhã Marcos e Miriã visitaram um bahai chamado Valnei o mesmo já não morava mais no endereço onde se encontrava presente a mãe do mesmo Dona Maria Antonia onde ela nos informou que além de Valnei o outro filho dela também Carlos Roberto é bahai só que o mesmo atualmente está morando na Paria do forte, em conversar com a ela falamos um pouco sobre a fé bahai a mesma ficou muito feliz em poder receber visitas novamente dos bahais a convidamos para a reunião devocional de segunda feira na casa de Dona Alda, na segunda feira na reunião devocional de ela estava presente.

ESTRADA DO COCO/ABRANTES

Queridos Amigos,

A nossa campanha de visitas aos lares em Abrantes começou hoje, no dia 15 de janeiro de 2012. Queriamos compartilhar algumas notícias da Estrada do Coco durante as próximas semanas com vocês, e também adorariamos receber notícias das áreas de Lauro de Freitas e Fazenda Coutos.

Hoje foi o início da nossa campanha, e ficamos muito felizes com o quanto avançamos. Tivemos 3 grupos de 3 ajudantes pela manhã, e 2 grupos de 3 ajudantes pela tarde. Terminamos o dia com 22 atualizações de bahá’ís antigos/afastados, e conseguimos estabelecer laços com essas pessoas, convidando elas e alguns membros da família para reuniões devocionais, festas de 19 dias, e para aulas de crianças e pré-jovens.

Hoje o foco foi apenas achar essas pessoas e re-estabelecer laços de amizade, convidando-as para as atividades da comunidade. Entre as próximas semanas estaremos também voltando para muitos desses lares para mais aprofundamento e ensino.

Tivemos muitas reflexões dos jovens no final do dia sobre o que sentiram. Apesar de ficarem tristes ao encontrar algumas famílias passando por grandes dificuldades, os jovens ainda estão animados e esperançosos para encontrar as almas receptivas na área e ajudá-las a se integrarem na comunidade bahá’í novamente.

Estamos orando pelo o sucesso das suas campanhas também. Boa sorte!

Com amorosas saudações Bahá’ís,
Jasmine

Nenhum comentário:

Postar um comentário